Artes_cabecalho_modulo3.png
MÓDULO 3
Como reagir a ataques
e ao assédio online?
EIXO 3.jpg

A tecnologia também é uma aliada do jornalista na hora de investigar e analisar possíveis casos de assédio online. Este terceiro módulo reúne metodologias e ferramentas que irão ajudar estes profissionais a lidar com casos de ataques online, como a detecção de automação nas redes, avaliação de risco e as melhores práticas para reagir em diferentes casos. Além disso, apresentamos o que pode ser feito juridicamente e estratégias multissetoriais de combate ao assédio online.

AULA 1

Reconhecendo bots nas redes

com Diego Cerqueira

 

Nesta aula você irá aprender como identificar o comportamento automatizado nas redes, os principais conceitos para compreender este tema e a importância dessa detecção para evitar diálogos improdutivos e se proteger de possíveis ataques online.

Diego Cerqueira é engenheiro de software e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do
Rio de Janeiro (ITS).

AULA 2

Pesos e medidas para analisar e reagir a ataques  

com Thayane Guimarães

 

Thayane Guimarães apresenta nesta aula métodos e ferramentas para analisar os diferentes tipos de ataques nas redes. Você irá aprender como podemos identificar o nível da ameaça e boas práticas de ações que podem ser tomadas em cada um dos casos.

Thayane Guimarães é jornalista e pesquisadora na área de Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

AULA 3

Ameaças e assédio online. O que fazer? 

com Priscilla Silva

 

Nesta aula, você verá o passo a passo do que pode ser feito em casos de assédio e de ameaças online, os órgãos de denúncia adequados e os possíveis recursos judiciais que podem ser aplicados. Priscilla Silva te ajudará a entender a importância das regulações do Direito e das ferramentas de controle de conteúdo das plataformas para a defesa do jornalista em casos diversos.

Priscilla Silva é doutoranda e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio e pesquisadora na área de Direito e Tecnologia no ITS.

AULA 4

Como fazer esta máquina parar? Iniciativas e estratégias  

com Debora Albu

 

Estratégias inovadoras e multissetoriais para frear a máquina da desinformação e de ataques online é o tema da última aula deste módulo. Debora Albu apresenta iniciativas nacionais e internacionais de combate a estas práticas, estratégias das plataformas digitais e possíveis medidas que veículos de comunicação podem tomar para proteger e apoiar seus profissionais.

Debora Albu é coordenadora na área de Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS).

Continue sua jornada
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Spotify
Política de Privacidade 
2020 | R. Da Assembléia, 10, 40º andar, sala 4011 — Centro, Rj